Marketing tem relação direta com o resultado
Segundo pesquisas realizadas pela RD Station, indica que a falta de ferramentas impactou no resultado. No entanto, a complexidade dos negócios exige dos gestores um olhar global sobre todas as frentes de investimento para que o resultado venha.
A realidade, no entanto, é que muitos ainda deixam de investir em ferramentas que podem auxiliar nas vendas.
Além disso, a pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station em parceria com a TOTVS, Rock Content e The News, mostrou que 60% das empresas não bateram suas metas de vendas em 2021.
Olhando esse número de acordo com modelos de negócios, as empresas B2C tiveram mais dificuldades e apenas 36% atingiram suas metas.
Já as organizações B2B, tiveram um balanço um pouco melhor, e 43% alcançaram os resultados estabelecidos no último ano.
Um dado importante da pesquisa é sobre a projeção de crescimento das empresas. Na qual 67% delas esperam um crescimento de 10% a 50% ainda em 2022.
Os especialistas da RD Station direcionaram os olhares para as áreas comerciais, entendendo suas dinâmicas, rotinas e indicadores e concluíram que algumas questões ligadas ao funcionamento desses times no Brasil e a forma como ainda pensam em relação aos processos de vendas, têm impacto direto nesses resultados.
Os especialistas da RD Station direcionaram os olhares para as áreas comerciais
Sobre a gestão de dados, 54% das empresas ainda não utilizam uma ferramenta de CRM para as vendas. Destas companhias, 30% ainda fazem a gestão em planilhas de Excel, 14% utilizam outros meios (como sistemas de gestão – ERPs) e 10% não utilizam nenhuma ferramenta.
Esses números são um indicativo do motivo da maioria das empresas não terem batido suas metas. Por exemplo, isso pode ser explicado, já que não existe a base para acompanhamento, dificultando o processo para o desenvolvimento de estratégias de vendas.
Tendência para o crescimento de empresas
A pesquisa ainda aponta uma tendência para o crescimento de empresas fazendo uso de inbound Marketing para uma atuação mais ampla que busca entender como outras áreas dos negócios podem ser essenciais para a obtenção de bons resultados.
A principal relação que vem ganhando força é entre as áreas de Marketing e Vendas. Da mesma forma, relevante para que os negócios possam direcionar os esforços na direção correta e conquistarem um crescimento mais previsível.
Fonte: Mundo do Marketing