Você já ouviu falar que um Blog pode gerar autoridade e também gerar vendas. É uma dúvida comum entre as pessoas que estão iniciando no mercado digital.
Mas será que é verdade? Com certeza sim, pois pode ser utilizada tanto para empresas quanto para projetos pessoais.
O que é um “Blog”? Conforme texto acima o Blog é um site estruturado pessoal ou profissional diferente das páginas institucionais como o site de uma empresa, que pode ser atualizado com conteúdo frequente.
Origem do Blog?
Criado em meados de 1997 pelo americano “John Barger” com o nome de weblog e depois em 1999 com abreviação da palavra blog por “Peter Merholz”.
O Blog só ganhou repercussão a partir dos anos 2000 com a popularização da internet pelo público jovem e os lançamentos de ferramentas de hospedagem que facilitavam a criação de sites pessoas.
Quando os Blogs sugiram tinha puramente caráter recreativo usados mais como diários virtuais por adolescentes que comentavam suas experiências, ideias e sentimentos em seus blogs para compartilhar com outros amigos.
Blogs geram autoridade e ajudam a vender?
Em primeiro lugar quando você criar conteúdo sobre seus serviços ou produtos em seu blog. Em segundo lugar você demostra que detém conhecimento e cria autoridade da sua marca.
Dessa forma você está se ajudando a ser encontrado facilmente pelo motor de busca do Google, por outro lado além de ser uma das principais formas de aplicação de estratégia de SEO como:Geração de mais leads
- Aumento de vendas pela internet
- Oportunidade de negócios orgânicos e pagos
- Crescimento do tráfego orgânico
- Aumento da marca
- Geração de mais leads
Segundo pesquisa “Blogs do Brasil: Panorama 2017”, conduzida pela empresa “BigData Corp”, só no país existem mais de 5.5 milhões de blogs de um universo de 10 milhões de sites ativos e desses blogs 82.7% exibe anúncios. Como resultado o Google AdSense é a preferência com 54%.
Entenda o público alvo.
Qual é a definição de público alvo? Em resumo o público alvo seria um segmento de consumidores ou de negócios com determinadas características semelhantes que possuem necessidades de adquirir produtos ou serviços de uma empresa.
Geralmente o público alvo é definido através de pesquisas e estudos dirigidos como idade, classe social, educação, gênero e outras preferências que são coletados e depois formado um perfil pessoal do futuro cliente.
O importante é entender o seu público:
- O que ele pensa;
- Suas ansiedades;
- Seus interesses;
- Suas dúvidas;
- Suas dores;
- Como sua empresa pode ajudar.
Boas dicas para ter um blog de sucesso!
- Desenvolva seus conteúdos com consistência
- Revise sempre os processos
- Tenha texto claros e com bom português
- Garanta uma frequência nas publicações
- Aplique sempre o SEO
- Não deixe de acompanhas as métricas
Conclusão
Agora que você teve uma pequena amostra do que é um blog e seus benefícios para você sua empresa. Portanto comece escolhendo a plataforma certa e construindo um site de fácil navegação e resposta.
Ou seja, tudo isso com a produção de conteúdo relevante, bem estruturado e de alta qualidade.
E por isso estamos aqui para te ajudar nessa missão, contate a nossa agência WorpMidia e “solicite um orçamento”.